Ciclistas
Pedalar longas distâncias exige boa alimentação, preparo físico e treino, muito treino! Mas nada disso será possível se você não der o primeiro passo para que o pedal aconteça da maneira mais otimizada possível: definir distâncias, traçar metas, o percurso e, principalmente, saber como aumentar a resistência para pedalar!
O ideal é que a preparação para pedaladas de longas distâncias não seja iniciada da noite para o dia.
Conheça exercícios que ajudam a ganhar força e resistência para pedalar
Então, qual o primeiro passo para melhorar a pedalada? Autoconhecimento! Isso significa que é preciso saber se você já é um bom iniciante. Ter uma bike adequada, os acessórios e vestimentas básicas, além de uma resistência mínima, são indícios de que você tem as melhores condições para planear o aumento de milhas.
Uma dica que damos é: por cerca de 4 semanas, a cada pedalada, acrescente uma volta a mais. De pouco a pouco, a sua resistência subirá e você já estará alcançando distâncias que antes eram inimagináveis! Há ainda outras diversas possibilidades de preparação que podem te ajudar a melhorar sua performance.
Todos esses métodos não valerão de nada se o seu corpo não tiver a resistência necessária para aguentar o esforço físico intenso sem sucumbir à fadiga muscular e outros tipos de lesões. Leia a seguir exemplos de exercícios que podem te auxiliar a ganhar mais força nas pernas para pedalar no ritmo que você deseja durante longos percursos!
Praticar agachamento
Os músculos das pernas são essenciais no ciclismo, certo? Nada mais lógico do que investir nos exercícios de agachamento para fortalecer os membros inferiores! Apesar de ser simples, a atividade deve ser feita com atenção e calma para não forçar a coluna e os joelhos. Veja o passo a passo que vai aumentar a sua resistência e sensação de equilíbrio:
Fique em pé, mantendo a postura reta e com os pés alinhados na direção dos ombros;
Estenda os braços para frente, na altura dos ombros;
Flexione o corpo empurrando o quadril para trás até que se forme um ângulo de 45º entre a panturrilha e a parte posterior da coxa;
Garanta que os joelhos dobrados não ultrapasse a linha das pontas dos pés;
Volte lentamente para a posição inicial e recomece até completar 3 séries de 15 agachamentos com 30 segundos de intervalo.